Equoterapia

Público-Alvo: Pessoas que enfrentam desafios neuromotores, deficiências sensoriais (auditivas, fonoaudiológicas e visuais), distúrbios de desenvolvimento e/ou comportamentais, bem como patologias ortopédicas de origem congênita ou adquirida.

Objetivo: Nossa missão é proporcionar melhorias abrangentes, englobando aspectos motores, linguísticos, psicológicos e cognitivos para aqueles que enfrentam esses desafios. Através da Equoterapia, buscamos não apenas promover a reabilitação física, mas também desenvolver habilidades de comunicação, fortalecer a saúde mental e estimular o crescimento cognitivo de nossos beneficiários.

Fisioterapia

O setor de fisioterapia do CENHA tem como objetivo principal promover a reintegração bio-psico-social das crianças que atendemos. Nosso propósito é restaurar os movimentos e funções comprometidas após doenças ou acidentes, com o objetivo de permitir que essas crianças retornem à sociedade, ou se aproximem o máximo possível disso, com autonomia e funcionalidade restauradas.

Entendemos que o sucesso da reabilitação não pode ser medido apenas pela recuperação total ou parcial da criança. É fundamental que ela consiga retomar sua função social original, igualando ou se aproximando do desempenho anterior ao incidente ou doença. Nossos fisioterapeutas trabalham em equipes multiprofissionais de saúde funcional, colaborando com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos. Juntos, atendemos crianças e adultos que apresentam disfunções devido a lesões no sistema nervoso, seja de origem congênita ou adquirida.

Nosso compromisso é oferecer cuidados abrangentes e personalizados, visando não apenas à recuperação física, mas também ao fortalecimento emocional e ao desenvolvimento das habilidades necessárias para que cada indivíduo alcance sua melhor qualidade de vida possível.

Fonoaudiologia

Nosso serviço de fonoaudiologia concentra-se na promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aprimoramento dos aspectos fonoaudiológicos abrangendo linguagem (oral e escrita), fala, fluência, sistema estomatognático e também nas áreas relacionadas à função auditiva e suas habilidades.

Nossa equipe de fonoaudiólogos está empenhada em oferecer um atendimento abrangente e personalizado, visando não apenas à correção de desafios específicos, mas também ao desenvolvimento global da comunicação e da capacidade auditiva. Trabalhamos para capacitar nossos pacientes, permitindo que eles alcancem todo o seu potencial na linguagem, fala e audição, promovendo assim uma melhora significativa na qualidade de vida.

Hidroterapia

Público-Alvo: Pacientes com déficit motor.

Objetivo: Nosso objetivo na hidroterapia é proporcionar relaxamento e fortalecimento muscular global, auxiliando no ganho e na manutenção da amplitude de movimento articular. Além disso, buscamos aliviar a dor e reduzir espasmos musculares, aproveitando os benefícios dos princípios físicos da água e seu calor. Nossa abordagem terapêutica na água visa a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos pacientes com déficit motor, proporcionando-lhes uma reabilitação mais completa e eficaz.

Psicologia

Oferecemos atendimento tanto em grupo quanto individual para os jovens que procuram nossos serviços. Isso significa que adaptamos nossa abordagem para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Nos grupos, discutimos as questões comuns enfrentadas no dia a dia dos jovens, enquanto no atendimento individual, focamos nas preocupações pessoais de cada um.

Além disso, fornecemos orientação sexual e apoio às famílias dos jovens. Nosso objetivo é criar um ambiente seguro e de apoio, onde eles possam discutir e compreender os desafios que enfrentam em suas vidas. Também estamos comprometidos em promover relações familiares saudáveis e oferecer orientação sobre questões relacionadas à sexualidade.

Dessa forma, procuramos garantir que todos os jovens que nos procuram recebam o apoio necessário de acordo com suas necessidades individuais e familiares.

Psicopedagogia

Em nossa abordagem psicopedagógica, temos um compromisso profundo e filantrópico com o conhecimento e a compreensão dos processos de aprendizagem em suas dimensões cognitivas, emocionais e corporais. Isso se estende não apenas ao processo normal de aprendizado, mas também à detecção e superação de dificuldades. Estamos dedicados a oferecer apoio e orientação abrangentes, contribuindo para o desenvolvimento educacional de cada indivíduo de maneira altruísta e eficaz. Nosso trabalho é impulsionado pelo desejo sincero de ajudar e capacitar aqueles que buscam nossos serviços.

Serviço Social

Serviço Social

O coração filantrópico de nossa ONG pulsa no serviço social. Com base em pesquisa e análise das realidades sociais, dedicamo-nos à concepção, implementação e avaliação de serviços, programas e políticas sociais voltados para a preservação, proteção e expansão dos direitos humanos e da justiça social. Nosso compromisso é impulsionado por uma paixão genuína em tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário, onde cada indivíduo seja valorizado e apoiado em sua jornada para uma vida digna. Essa é a porta de entrada da nossa ONG, onde a compaixão e a solidariedade moldam cada passo que damos.

Terapia Ocupacional

Na essência do nosso trabalho filantrópico está a Terapia Ocupacional, uma ciência da área da saúde que abraça a atividade humana como um poderoso recurso terapêutico. Nosso compromisso é promover o bem-estar em todas as dimensões – biológicas, psicológicas e sociais – guiados por uma paixão inabalável por fazer a diferença.

Trabalhamos incansavelmente para prevenir, tratar e reabilitar, mas nossa verdadeira missão vai além. Buscamos empoderar cada indivíduo que cruzar nosso caminho, nutrindo sua independência e autonomia. Nosso propósito é criar um mundo onde todos tenham a oportunidade de florescer e viver plenamente.

Acreditamos que, com amor e cuidado, podemos trilhar o caminho da transformação. Cada pessoa que atendemos é mais do que um paciente, é uma história de esperança, resiliência e superação. É uma honra fazer parte dessa jornada e trabalhar lado a lado com cada indivíduo, contribuindo para a construção de um futuro mais brilhante e cheio de possibilidades. Este é o nosso compromisso, e é isso que nos move a cada dia.