O Centro Social Nossa Senhora da Penha – CENHA é uma entidade social de caráter filantrópico situada na região leste de São Paulo, fundado em 10/10/1965. É de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, tendo como objetivo primordial o atendimento Pessoas com Deficiência Intelectual Carentes, como às que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem com atualmente 418 crianças atendidas.

Os educadores, preocupados com a problemática educacional e com o elevado número de crianças sem condições de serem atendidas em regime comum de escolaridade, e, além disso, desprovidas economicamente, propuseram-se a procurar recursos para atendê-las de forma filantrópica, com um atendimento qualificado.

Nosso núcleo de apoio escolar estruturou-se criando uma equipe técnica altamente qualificada, que passou exigir profissionais qualificados para orientar o corpo docente.

Posteriormente, o quadro técnico ampliou-se para oferecer atendimento clínico com terapeutas especializados com crianças deficientes. O Centro Social Nossa Senhora da Penha desenvolveu-se e tornou-se uma entidade dedicada ao atendimento de pessoas com deficiência, que apresentam dificuldades educacionais, emocionais, motoras, físicas e sensoriais, em 2012 foi destacada pela Prefeitura de São Paulo com a inserção em primeira pagina do Diário Oficial de São Paulo.

Em 2002, com a colaboração da comunidade, doações, promoções e jantares, o CENHA adquiriu um terreno adjacente de 1200 m² e iniciou a reestruturação de toda a parte física da Instituição, ampliando os locais de atendimentos com 16 novas sala de aula e tratamento, implantando a Equoterapia em local coberto e baias para os cavalos, a Hidroterapia com a construção de piscina aquecida e coberta, e um Ginásio Poliesportivo doado pela Família Yamaniski e a empresa Hiroshima com um salão superior para eventos e atividades.